domingo, 23 de janeiro de 2011

O processo da criação de um busto

Rocco Escultor, comenta sua experiência na época em que modelou esse pequeno busto de uma colega sua do atelier de grupo da década de oitenta.

"Esse pequeno retrato ou busto, modelei na argila na decada de oitenta ordenando que uma colega pintora posasse pra mim em uma de suas visitas ao meu atelier.
Como que preparando para pegá-la num flagrante, deixei a argila preparada e assim que ela concordou em posar passei a modelar com rapidez para flagrar no maximo os principais registros, para depois modelar o busto em maiores detalhes. As ditas "anotaçoes" que meu grupo de escultores e pintores postulavam, assim como, a "licença poética" dos rápidos registros, proporcionaram ao meu ver um frescor na composição e no tratamento desse pequeno busto, que o tornaram uma das minha obras prediletas dessa dácada.
Por vezes nos empenhamos no esmero do suposto "acabamento" de tal modo que a obra termina perdendo seu maior valor que é o frescor da espontaneidade. Isso claro, se aplica a qualquer escultura que fizermos seja o tamanho da escultura ou o tema em questão.
Nesse pequeno busto que criei, o desafio que se apresenta é a questão da semelhança ao retratado. Por esse motivo que, presenciamos com frequencia, o famigerado "endurecimento" das formas em um busto cuja intenção era ser fiel ao retratado. Inseguranças, tensões em querer acertar a expressão do retratado, pode por vezes comprometer o valor gestual do tratamento do busto, assim como sua propria composição, de modo que mais vale um esboço que acerte o gestual e a expressividade da pessoa como num todo, do que um busto endurecido que perde no conjunto assim como nos detalhes.
Esse pequeno busto que vemos na foto denota um estágio que atingi, na época de "frescor" e que, hoje ao modelar esculturas mais realistas, acabo por necessariamente ter de passar por esse, digamos, "estágio" de esboço, fazendo com que muitas vezes me dê uma enorme vontade de parar o processo da modelagem do busto ali mesmo, por sentir o "frescor" tão gostoso e espontaneo a que consegui chegar. Porém o projeto, no caso por vezes pede um busto mais realista e com maiores definições e detalhes. Fica a história desse pequeno busto como um registro do valor que uma obra que se propõe a ser um busto, pode cumprir essa função mesmo não sendo extremamente detalhado, a saber registrar as principais e singulares características da pessoa retratada."

Rocco Escultor
23/01/2010

2 comentários:

  1. muito bom, as nossas primeiras obras sempre tem histórias interessantes.. a criação do busto foi excelente!

    ResponderExcluir
  2. Os primeiros trabalhos a gente nunca esquece!
    São a referência básica para o sucesso da nossa carreira!... Parabéns!!

    ResponderExcluir