Rocco Escultor apresenta matéria da revista Veja sobre Michelangelo Buonarroti

VEJA, 1° de julho de 1501



Sucesso da pietà leva Michelangelo a enfrentar gigante desafiador

á 35 anos, um enorme bloco de mármore de Carrara jaz nas oficinas da Catedral de Florença. Estreito, com 5 metros de altura e conhecido como o Gigante, começou a ser talhado por Agostino di Duccio, em 1466, e foi logo abandonado pela dificuldade em arrancar vida de um sólido com proporções tão desfavoráveis. Sua sombra tem servido para alertar os escultores florentinos sobre os desafios de sua profissão. Dentro em breve, no entanto, o governo de Florença vai anunciar oficialmente o nome do jovem Michelangelo Buonarroti, de 26 anos, como aquele que vai tentar, por fim, dar forma à rocha desafiadora. O tema bíblico de Davi, proposto pelo artista para enfrentar o "Gigante", não pode ser mais adequado. "Davi usou uma funda para combater Golias. Eu usarei minha pua de escultor", diz o artista.





A pietà na visão de Michelangelo: beleza física é manifestação da nobreza do espírito

Michelangelo vem sendo aclamado como o maior escultor da atualidade desde o ano passado, quando terminou uma maravilhosa pietà – imagem da Virgem com Jesus morto em seus braços, tradicional na arte de Flandres. O artista se comprometeu em contrato a realizar "o mais fino trabalho em mármore jamais visto em Roma". O resultado excedeu as expectativas. O conjunto, em forma de pirâmide, é compacto e monumental. A figura do Cristo morto ainda parece ter vida correndo nas veias. Os olhos abaixados da Virgem, ao contrário da tradição, emocionam pela dor e pela resignação. Seu manto, majestosamente drapeado, arranca do mármore uma leveza inimaginável. Na visão idealista de seu autor, a profunda beleza das duas figuras é a melhor tradução de sua nobreza de espírito.

Nos dias que passa analisando os veios e a estrutura do Gigante, Michelangelo revela hábitos espartanos: trabalha febrilmente, come apenas um pedaço de pão no meio da jornada e tem nas garrafas de vinho branco de Trebianno sua única concessão ao prazer. Dorme três horas por noite, geralmente calçado e com as roupas usadas durante o dia. Por vezes fica tanto tempo sem tirar as botas que, ao fazê-lo, arranca pedaços da pele dos pés. O promissor artista nasceu em Caprese, ingressou no ateliê de Ghirlandaio aos 13 anos e se tornou um dos protegidos de Lourenço, o Magnífico, até a queda da família Medici, em 1494. A lista de seus trabalhos anteriores à pietà não é extensa: os dramáticos relevos Madona das Escadas e Batalha dos Centauros (onde não há realmente centauros), uma estátua de Hércules com 2 metros, três figuras para a tumba de São Domingos, um Cupido vendido como falsa antiguidade ao cardeal de San Giorgio in Velabro, em Roma, e um Baco. A amostra, porém, já faz prever um Davi portentoso para Florença.